quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Deus, salve a minha pátria!

Estamos na chamada Semana da Pátria e eu me lembrei de algumas composições que expressam o desejo de ver nossa Nação aos pés de Cristo.

Aqui não existe a tradição de se hastear a bandeira nos cultos e em todas as reuniões sociais como acontece nos EUA, mas eu acredito que a Igreja é a mais patriota das instuições. Não dá trabalho à sociedade e é quem mais ajuda ao progresso do país. Os crentes oram diariamente pela Pátria e pelos governantes. A igreja ensina seus membros a se absterem das práticas corruptas, da sonegação, dos vícios e da bandidagem que chega a estar entranhada na cultura deste povo. A igreja ajuda nos projetos sociais, na educação, na recuperação de vidas, enfim, a igreja se destaca como verdadeiro sal da terra e luz do mundo.

Nos anos da ditadura militar, as canções cívicas ocupavam lugar de destaque nos jingles comerciais, nas escolas e eram relacionadas à grandiosidade deste país que ninguém pode segurar, como dizia Gilberto Gil já em 1975 ou do país que vai pra frente. Basta lembrar da Copa de 70 - "noventa milhões em ação, pra frente Brasil...". A vitória da seleção canarinha foi bem aproveitada como marketing político. E quem tem mais de 30 anos e nunca cantou " Eu te amo meu Brasil, eu te amo. Meu coração é verde, amarelo, branco e azul anil..."?

Política à parte, a Igreja SEMPRE cantou o desejo de ver o Brasil realmente grande, antes, durante e depois da ditadura. Citarei alguns exemplos:

Minha Pátria para Cristo, letra do missionário batista William Edwin Entzminger, o pioneiro do Cantor Cristão, sobre música de Emiline Willis Lindsey. Esse hino está no hinário Cantor Cristão sob nº 439.

Entzminger usa inteligentemente um refrão do Hino da Independência do Brasil, composto por Evaristo da Veiga e por D Pedro II cerca de 75 anos antes, e enfaticamente declara: "Ou ficar a Pátria salva, ou morrer pelo Brasil".

Esta bela música foi gravada por Heitor Rodrigues em seu único LP (de muito sucesso, diga-se de passagem) em 1971 e também por Josué Barbosa Lira, o cantor evangélico que mais gravou na história, no LP "Em teus braços".

Minha Pátria para Cristo!
Eis a minha petição.
Minha Pátria tão querida,
Eu te dei meu coração.

Lar prezado, lar formoso,
É por ti o meu amor.
Que o meu Deus de excelsa graça
Te dispense seu favor!

Salve Deus a minha Pátria,
Minha Pátria varonil!
Salve Deus a minha terra,
Salve a terra do Brasil!

Quero, pois, com alegria,
Ver ver meu povo tão gentil,
Aceitando o Evangelho
Nesta terra do Brasil.

"Brava gente brasileira,
Longe vá temor servil."
Ou ficar a Pátria salva,
Ou morrer pelo Brasil.

Na década de 1960, com o avivamento que incendiou este País, um grande movimento de evangelização foi empreendido por várias igrejas. Campanhas de evangelização nacional foram implementadas por batistas das convenções nacional e brasileira. Desde a década de 50, os pentecostais, como os da Assembléia de Deus, empenhavam-se em ganhar o Brasil para Jesus. Surgiu a Cruzada Nacional de Evangelização e daí, em 1956, uma nova denominação com esse cunho: A Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo.

Nesse íterim o Conjunto Betânia e logo depois o cantor Luiz de Carvalho lançam "Desperta Brasil", que se tornou canção oficial da denominação e abria os programas "A voz do Brasil para Cristo", dirigido pelo missionário Manoel de Mello.

Desperta Brasil, Brasil
Está na hora de orar
Que Jesus vai libertar
Todo aquele que nele crer

Se voce o aceitar e em
Deus confiar muitas bençãos
Vai receber

Desperta Brasil
Está na hora do evangelho anunciar
Desperta Brasil
O evangelho de Jesus
Está no ar

Desperta Brasil
Ouve a voz do Salvador
Ele a todos diz
Vinde a mim o pecador

No início dos anos de 1970, em plena época da ditadura militar, Feliciano Amaral grava em seu LP "Dá-me a  tua mão, Pai" a bela canção "Meu Brasil", que expressa com lirismo o desejo de ver o Brasil uma benção nas mãos de Jesus. 

Com a revisão da Harpa Cristã nos anos 1990, esta belíssima música passou a compor o hinário da maior denominação brasileira sob nº 633. A letra, atribuída a A. Mingão, foi ligeiramente modificada. Eu já conhecia uma outra versão, cantada pelos irmãos da pequenina congregação onde crescí lá pelos anos 1980, mas publicarei a gravada por FA.
  
Meu Brasil, nação gigante e mui sublime,
Creio ver-te muito breve bem maior,
Combatendo a iniqüidade, o vício, o crime,
Redimido aos pés de Cristo, o Salvador.

Meu Brasil! Meu Brasil!
Abre o largo seio e deixa a luz raiar!
Meu Brasil! Meu Brasil!
O Evangelho de Jesus te quer salvar!

Debelar a escuridão minh’alma anseia
Nesta terra onde o Cruzeiro prega a paz.
Espalhemos livros, livros à mão-cheia
E a vitória, meu Brasil, alcançarás.

Não te peço, meu Senhor, poder, riquezas,
Nem as glórias que oferece o mundo vil
Dá que eu possa ver fulgindo de beleza,
Na coroa de Jesus, o meu Brasil.

Em 1990 Denise Cardoso lança "Experiência", seu 16º trabalho e o retorno à música um ano após o grave acidente que a deixou 10 meses de cama, e lá na faixa 7 está "Deus salve minha Pátria" .

A música evangélica estava num novo tempo e as canções eram mais diretas e começavam a mostar mais consciência político-social. Fruto do que acontecia no mundo inteiro, Glasnost, Perestroika, queda do Muro de Berlim, final da guerra fria, final do mandado de Sarney... Nem porisso o desejo de ver o Brasil salvo por Cristo deixou de ser desejado.

Deus, salve minha pátria!
Dá-me um novo país!
Eu quero mais paz
Eu quero amor
Quero ver o povo
Feliz

Quero ver criança brincando
Percorrendo os campos em flor...
Quero colher os frutos
Dessa terra feita de amor

Deus, olha para os famintos
Dá-lhes a água e o pão
E aos pobres favelados
Conceda nobre habitação

Quero ver a luz do Senhor
Dissipando a escuridão
Que resplandeça forte
Iluminando os corações.

Em 1996 é a vez de João Alexandre, ícone de toda uma geração, compor e lançar no "Voz e Violão" a sua linda e instigante "Pra cima Brasil". Como eu disse antes, a referência aos fatos sociais era uma preocupação em algumas composições e após impeachment, URV, Plano Real, quebradeira geral de bancos, PROER e outras incertezas do instável momento político e econômico levavam muitos de nós a perguntar "como será o futuro de nosso país?". Era uma época de tamanha incerteza.

Os Arautos do Rei gravaram essa música com arranjo de Jáder Santos no CD "A Capela". Confira a letra:

Como será o futuro do nosso país?
Surge a pergunta no olhar e na alma do povo
Cada vez mais cresce a fome nas ruas, nos morros
Cada vez menos dinheiro pra sobreviver

Onde andará a justiça outrora perdida?
Some a resposta na voz e na vez de quem manda
Homens com tanto poder e nenhum coração
Gente que compra e que vende a moral da nação

Brasil olha pra cima
Existe uma chance de ser novamente feliz
Brasil há uma esperança!
Volta teus olhos pra Deus, justo juiz!

Em 2001 a Bompastor lança o CD "Final Feliz" do grande compositor Armando Filho, com faixa "Só Deus segura este país", uma clara referência à música de Gilberto Gil, tão usada no governo Costa e Silva e recetemente utilizada por Lula com alguma polêmica. A crítica social é forte nesta canção e em meio ao caos e deseperança nas instituições, os questionamentos têm uma resposta clara: Deus tem o controle sobre tudo e todos e só Ele pode segurar esse país.

Dos homens não vem solução
Prá restaurar esta nação
Os salvadores vão surgir
Promessas não vão se cumprir
Ninguém segura este país
É o que se ouve é o que se diz
Mas lá no céu no trono está
Um Deus poderoso, seu Nome é Jeová
Só Ele pode este quadro mudar.

Só Deus segura este país
Em meio a crise e a aflição
Em meio a tanto desamor
O amor de Deus é a solução
É hora de interceder
E confiar somente em Deus Jeová
Só Ele tem todo o poder
E pode então tudo mudar. (Bis)

Muitos têm pouco prá viver
Poucos tem muito prá valer
Este sistema é opressor
Tem seu cruel dominador
O misticismo em ação
Na tela da informação
A Violência está a crescer
Ao ponto de nos deixar sem saber
O que será desta grande nação.

Hoje não lembro de canções que levem à reflexão sobre nosso país, sobre nossa função maior que é a evangelização ou sobre nossas responsabilidades sociais mesmo diante da perigosa conjuntura política e da iminência de leis infames que nos tolhem a liberdade e estatualizam o pecado e a imoralidade. 

Parece que feneceu o afã de ver o Brasil aos pés de Cristo e o desafio de Entzminger ensurdeceu ante a desilusão da onda gospel que traz o mundo para dentro da igreja e torna insípido o exemplo dos que deveriam ser fiéis.

Onde está a voz dos "levitas"? Deve estar afônica, lambuzada por guloseimas com sabor de mel ou rouca de tanto gritar só pra chamar a atenção para si dependurados em figueiras bravas.

Oremos irmãos: Deus, salve minha Pátria!  
 

Um comentário:

Wilma Rejane disse...

Graça e paz Pr. Silvio!

Estou sempre passando por aqui para conferir seus artigos, mas hoje vim com uma missão especial: Convidá-lo a participar da promoção no blog UBE. Estamos sorteando exemplares do riquíssimo livro Manual de Pregação:

http://www.ubeblogs.net/2010/09/promocao-manual-de-pregacao.html

Não paga nada, viu? Contamos com sua presença.

Em Cristo com votos de saúde e paz.

Wilma Rejane/Coordenadora da UBE.

Related Posts with Thumbnails