sexta-feira, 2 de março de 2012

70 anos do Círculo de Oração em Casa Amarela

Pioneiras do Círculo de Oração de Casa Amarela - Em primeiro plano, irmã Albertina e sua filha Zuleide
Com uma programação que vai do domingo 04/03 à terça 06/03, a AD em Casa Amarela comemorará o 70º aniversário do Círculo de Oração, o primeiro das Assembléias de Deus no Brasil e no mundo.

Com a permissão do Pr. José Bezerra da Silva, foi feita a primeira reunião em 06/03/1942. Nas primeiras semanas, sete irmãs sob a direção da irmã Albertina Barreto resolveram "circular os céus com orações" para que Jesus curasse Leidinha, a filha de irmã Albertina. A expressão havia sido lida pela irmã Albertina num folheto que dizia que orar era como circular o céu. Daí o nome Círculo de Oração. Foram elas Cecita Colaço, Malphara Bezerra (esposa do Pr José Bezerra), Maria do Carmo, Antonia Viegas, Ana de Souza, Otávia Pessoa e Maria José. A menina não andava nem falava e os médicos lhe deram expectativa de vida de no máximo até os oito anos de idade.

Irmãs do Círculo de Oração de Casa Amarela - 06/03/1962
Aquela atitude das irmãs, na verdade, fazia parte de um plano de Deus. Ele mesmo revelou-se dizendo que aquela era a Sua vontade e que a enfermidade de Zuleide foi o modo pelo qual Ele levantaria um grande trabalho. E a Obra cresceu sobremaneira sendo adotado como trabalho oficial pela Igreja em Recife e se estendendo a todas as congregações do Estado. O modelo ainda inspirou a criação do Círculo de Oração Infantil, também iniciado em Casa Amarela e estendido de igual modo à todas as igrejas da CONADEPE. Leidinha andou, falou e viveu até a idade de 49 anos.

Albertina Barreto - 2006
Hoje, este trabalho está oficializado em todas as ADs do Brasil e no mundo inteiro, transpondo barreiras geográficas e denominacionais, pois muitas outras denominações evangélicas também adotaram o Círculo de Oração. Só da AD Recife são mais de 600 círculos de oração semanais da Região Metropolitana e milhares em todo o Estado. Neles o Senhor se revela maravilhosamente, curando, salvando, batizando com Espírito Santo, operando maravilhas, atendendo as orações e fortalecendo o Seu Povo. As irmãs intercedem a Deus por toda a sociedade, chegando a listar classes e profissões além de orar também, invariavelemente pelo ministério da igreja e por missões e missionários. Não é por acaso que o trabalho do Senhor tem se multiplicado assombrosamente em Pernambuco e todos são abençoados por isso.

Em Casa Amarela, atualmente, a reunião acontece todas as quartas-feiras, de 09:00 às 16:00h e o trabalho é dirigido pela irmã Margarida Leão sob a supervisão da Coordenadora dos Círculos de Oração IEAD/PE, irmã Judite Alves, esposa do Pr Presidente da IEAD Pernambuco e da CONADEPE, Pr Ailton José Alves. O momento é bem concorrido e sempre há um obreiro escalado para trazer a Palavra no período matinal e verpertino, além da apresentação de vários testemunhos, cânticos e orações específicas. Também há dois períodos mais longos de oração onde, ajoelhados, os crentes buscam a Deus, pela manhã e no iníco da tarde. Geralmente no final do dia há um clamor para Jesus batizar com Espírito Santo e como Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente, Ele tem atendido às orações, afinal, a promessa fez jus aos que estavam em Jerusalem no dia de pentecostes, às geração seguinte, às demais gerações inclusive aos que estavam longe e ao que o Senhor ainda iria e ainda vai chamar (Atos 2.39). Glória a Deus!

Pr Ailton e irmã Judite Alves

Além da reunião semanal de oração, as irmãs visitam enfermos e necessitados e promovem campanhas para os projetos sociais da Igreja como o Projeto Samuel e os Centro Vida.
Templo da AD em Casa Amarela - 2011 - onde tudo começou

A comemoração de 70 anos do Círculo de Oração no Brasil terá uma programação especial promovida pela CGADB e deve acontecer aqui em Recife, possivelmente no dia 13/03.

Leia um pouco mais sobre a história do Círculo de Oração clicando AQUI numa matéria do Mensageiro da Paz, de 2006.

4 comentários:

Thêmis disse...

LOUVO A DEUS PELA SUA VIDA,POIS ESTOU PESQUISANDO A HISTÓRIA DO CÍRCULO DE ORAÇÃO E ESTAVA PRECISANDO DE MAIS FONTES, SEU BLOG É UMA BÊNÇÃO. SE VOCÊ TIVER MAIS FOTOS DO CÍRCULO DE ORAÇÃO DA ACAS AMARELA, GOSTARIA MUITO DE VÊ-LAS.
THÊMIS MACEDO - ASSEMBLEIA DE DEUS PICUÍ.

Antonio Villarim disse...

Tinha 10 anos em 1970 e frequentava com minha mãe que hoje está na Glória, o circulo de oração de Casa Amarela dirigido pela irmã Albertina e a Irmã Carmélia. Tenho saudades do tempo que vivi na igreja. Orem por mim.

Enock disse...

A 3ª e a 6ª na última fileira são as irmãs Luisa e Helena(dirigentes dos Círculos de oração em Areias e Boa Viagem). Na segunda fileira a 2ª e a 5ª parecem ser Irmã Alice Apolinário e a Missionária Signe Carlson. Meu pai Ezequias e mina mãe Antonia, junto com mais 3 irmãos tocamos nos círculos de orações dessas dirigentes de 1970 em diante. É bom relembrar esta história.

Unknown disse...

Em ver essas fotos me emocionei pois lembro ainda da irmã Albertina e da irmã TOinha Veiga e das vezes que a minha mãe a irmã Irene ou a minha vó a irmã conhecida como ( irmã Chiquinha ) me levaram para o círculo de oração,e esse em um dos motivos de estar aqui vivo e de pé. Glória seja dada a DEUS ETERNAMENTE.

Related Posts with Thumbnails