sexta-feira, 30 de novembro de 2012

71 anos do templo da AD em Casa Amarela


Há 71 anos era inaugurado o templo da Assembléia de Deus em Casa Amarela, o segundo  grande templo a ser erguido pela denominação em Recife. Esta respeitável data está recheada de muitas histórias que marcaram toda a Igreja em Pernambuco, Brasil e até no mundo. A congregação faz parte da Área 31, divisão geográfica instituída para melhor administração da igreja, e é presida pelo Pr Ailton Alves e coordenada pelo Pr Evandro Apolinário. O presbítero que dá assistência diretamente é o Pb Paulo Pinto.

A igreja em Pernambuco, hoje presidida pelo Pastor Ailton Alves, tem experimentado crescimento extraordinário sob a direção de Deus, com muitos (e belos) templo sendo erguidos, mas nem sempre foi assim. Antes desses templos, a igreja se reunia em casas de famílias ou em pequenas congregações, algumas de pau a pique cobertas de palha. Grande era a perseguição e as dificuldades, apesar disto, o Dono da Obra cooperava diariamente e o número de crente só aumentava.

O primeiro templo das Assembleias de Deus em Pernambuco, na Rua Castro Alves, bairro da Encruzilhada, Templo Sede do trabalho em Pernambuco até o ano de 1979, foi inaugurado em 15/04/1928, pelo missionário Joel Carlson e a igreja contava com cerca de 1500 membros e o Fogo Pentecostal já era anunciado há 10 anos em nossas terras.
Templo da Encruzilhada, o primeiro da AD em Recife - Foto de 2012
Alguns pontos de pregação foram abertos nos subúrbios como Pina, Prazeres, Muribeca, Tejipió, Coqueiral, Jiquiá, Torre, Casa Amarela, Olinda e Barra de Jangada, quase todos formadas através dos pedidos dos irmãos para que cultos fossem realizados em seus lares.

Reprodução de foto de Julio Leite 2009
Muitos desses crentes novos convertidos residiam em Casa Amarela e sítios nos arredores. Ali o missionário Joel abriu um pequeno salão num a localidade denominada Areia Branca, hoje, a confluência da Av. Norte, Rua Padre Lemos e Rua Vasco da Gama (onde funciona uma pizzaria). A linha do trem que vinha do Forte do Brum e ia até a Camaragibe, passava bem em frente ao salão e o Mercado Público estava sendo instalado no local onde permanece até hoje. Naquele salão Jesus começou a salvar e batizar com Espírito Santo um número ainda maior de pessoas. Dentre os primeiros crentes estavam a irmã Otávia, irmã Marcionila Guedes, conhecida com Mansur, irmã Antonia que mais tarde casaria com o saudoso irmão Viegas e irmã Biuzinha.

Naquela pequena casa começou a funcionar o primeiro trabalho oficial, a Escola Dominical que teve como grande expoente o irmão Odilon Dumas, dedicado servo do Senhor que pregava a Palavra poderosamente. Dentre os primeiros cooperadores desse trabalho, havia os saudosos Manoel de Freitas (Nequinho) e José Rosa dos Santos.
Maestro Guinga (à direita) e a orquestra na Encruzilhada. O primeiro à esquerda na 3ª fila é o Miss Joel Carlson e à sua frente o  Pr José Bezerra, na 2ª fila.
O primeiro grupo musical a ser organizado em Casa Amarela foi o conjunto instrumental que conhecemos hoje como Banda Canaã, atualmente sediada no Templo Central. Seu fundador foi o irmão Manuel Bernardino que inicialmente ajuntou um grupo de jovens e de irmãs para louvar ao Senhor acompanhados de um bandolim. Alguns outros instrumentistas se agregaram e ocasionalmente tocavam na congregação e no Templo da Encruzilhada e cidades vizinhas. Logo o irmão Bernardino dispensou as vozes, pois havia um grande número de instrumentistas e assim foi fundada a Orquestra de Casa Amarela. Segundo a tradição, isto ocorreu em 1934; Depois do irmão Bernardino, assumiu a direção o maestro Guinga. Anos depois esse grupo foi oficialmente transferido para a Matriz..
Esmeraldina Guedes, filha de irmã Mansur e esposa de João Vieira de Araujo, pioneira e filha de pioneiros do trabalho em Casa Amarela.

O segundo grupo musical a ser formado na Congregação foi o Coral, organizado e fundado pelo jovem João Vieira de Araujo, que havia inaugurado quatro anos antes, o primeiro coral da AD em Pernambuco, o Coral da Matriz, hoje Coral Filadélfia. O primeiro ensaio foi feito com 18 irmãos e no dia 24/06/1938, com 22 integrantes, era oficialmente inaugurado o Coral de Casa Amarela. Os dois primeiros hinos apresentados foram “Crê já somente no Senhor” do hinário Coros Sacros e “Quem está batendo assim”, nº 134 da Harpa Cristã.

Antiga Casa Pastoral - Conserva as mesmas linhas da época - Foto 2010
Foi nessa época que o missionário Joel Carlson adquiriu um terreno para a construção do templo e uma casa que serviria de residência oficial ao então pastor presidente José Bezerra da Silva. Essa casa ainda existe e é o imóvel exatamente tal qual se vê hoje, ao lado de onde hoje funciona o estacionamento da Kinnito's, vizinho ao templo.O pagamento do terreno foi realizado em várias parcelas e a campanha para a construção do 2º grande templo das AD em Recife durou cerca de três anos, segundo relatos. Muitos são os testemunhos dos irmãos e irmãs, jovens e crianças que após os cultos carregavam tijolos e areia em latas de manteiga do areal que existia na entrada do Vasco da Gama até o local da construção, dentre eles o saudoso Pr Salatiel Rosa, que contava com um brilho nos olhos essa  experiência.
Fachada do 1º templo - Sentado na primeira fila, á esquerda, João Vieira de Araujo. Foto do início dos anos 1950
Finalmente, em 30/11/1941, foi inaugurado o templo da Assembléia de Deus em Casa Amarela, com muito júbilo e alegria pelo Pastor José Bezerra da Silva. Todos os trabalhos existentes foram então transferidos para o novo templo, o primeiro a ser construído depois da Matriz.
Interior do primeiro templo. Note o lugar do Coral acima do púlpito. Foto da segunda metade da década de 1950.
A rua nem era calçada ainda (viria a ser urbanizada somente em 1963) mas o primeiro prédio era um templo garboso e com layout inovador. Acima do púlpito havia um tablado onde ficava o coral da igreja e janelas próximas ao teto que se abriam para dentro da nave. Ali o Espírito Santo promoveu crescimento da Igreja em vários aspectos!
Salatiel Rosa é o 3º sentado a partir da esquerda. A rua ainda estava sem obras de urbanização
O primeiro trabalho oficializado naquela nova Casa foi o Círculo de Oração pela irmã Albertina Barreto. O Círculo de Oração tornou-se trabalho oficial sendo inaugurado em 06/03/1942, sob a direção do Pr José Bezerra e de sua esposa, irmã Maphra. Depois vieram o círculo de oração infantil e a Campanha Evangelizadora. Vale a pena conferir a história desses trabalhos. Glória a Deus.

Foto de 1961 - fachada do primeiro templo - observe a porta
Depois veio o Conjunto Musical, inaugurado pelo irmão Nino, cunhado da maestrina Odília Rodrigues. O grupo era acompanhado de 1 cavaquinho, 1 clarineta, 1 bandolim e 4 violões e foi inaugurado em 16/12/1956, sendo o primeiro hino apresentado, uma música avulsa cujo título era “Aleluia”. Deus muito abençoou o trabalho e no primeiro aniversário, alguns acordeões e outros instrumentos foram acrescentados. Muitos anos depois o conjunto foi nomeado “Conjunto Musical Alfa”.

A obra do Senhor não para de crescer. No final da década de 1960 um grande avivamento era percebido em toda a Nação com muitos trabalhos sendo abertos e sob a segura direção do Pr José Amaro esta Igreja experimentou um grande crescimento numérico e qualitativo. Assim, foi necessário efetuar a reforma desta casa.
Galeria sobre o púlpito recém inaugurada após a primeira reforma do templo
O púlpito foi alargado, as galerias laterais foram construídas e escadarias de acesso dos dois lados do púlpito. Algumas dependências externas foram acrescidas, as janelas e o piso foram trocados e um novo local, atrás do púlpito, foi reservado para o coral da igreja. Novo forro e luminárias modernas, típicas da época, também integravam o novo prédio. As janelas foram trocadas por basculantes. Uma nova bancada mais confortável substituiu os pesados bancos de antes. A reforma foi feita com todo o esmero e carinho do Pr José Amaro, empregando o que havia de melhor. Dizia-se que a única coisa que ficou do primeiro templo foram as portas frontais com seus vitrais. As fotos parecem confirmar isto e elas duraram de 1941 a 2008 em perfeitíssimo estado!

O grande culto de re-inauguração aconteceu coincidentemente no dia 30/11/1967, sendo dirigido pelo Pr. Presidente José Amaro da Silva e na hora do apelo, toda a congregação entoou o hino “Vem a Cristo”, nº 208 da Harpa Cristã.

As famosas colunas do templo reformado, com suas  galerias
No final da década de 1970, o templo passou por um grande processo de revitalização e no decorrer da década de 1980, algumas outras reformas foram feitas no prédio pelo Pr José Leôncio, contemplando os departamentos e salões anexos, mais salas de aula para a escola, reforma dos banheiros e revisão de madeiramento do teto e telhados. Depois, o forro de gesso foi trocado por um de folhas de alumínio e a iluminação foi modernizada.

Maquete da reforma do templo
Em 2002 o Pr Ailton Alves empreendeu a construção do prédio da Escola Assembléia de Deus. No salão onde havia apenas duas salas de aula ergueu-se um prédio com 3 andares e completa estrutura para o funcionamento das aulas da unidade Casa Amarela da Escola Assembléia de Deus, mantida pela igreja.

No entanto, a maior e mais marcante reforma do templo desde 1967 é a que vemos atualmente, promovida pelo nosso Pastor Presidente Ailton Alves em 2008, com a ampliação da nave do templo, a eliminação das galerias, alteração da fachada do templo, reconstrução dos departamentos e dos banheiros e também a climatização do ambiente e moderna sonorização, nova bancada de madeira e novíssimo projeto de iluminação. Enfim, quase que totalmente uma nova construção em seis meses de trabalho, seguindo o mesmo zelo e amor do Pr José Amaro quando da primeira reforma.

Fachada do templo 2007 - As mesmas portas de 1941!

Como testemunho dos tempos, o Pr Ailton Alves conservou o piso de granito e fez completar o novo espaço ampliado com o mesmo material e design do piso antigo. Um caso interessante é que o mesmo pedreiro que trabalhou no piso e no revestimento das colunas em 1967, também trabalhou no piso nesta última reforma, o irmão Amaro Gomes de Lira.

Somos muitíssimos gratos ao Senhor e ao Pr Ailton por esse cuidado especial e sabemos que o mesmo zelo se estende a todas as demais congregações cuja reforma e ampliação já alcançaram elevado número delas.

Interior no templo após reforma de 2008 - Fotos do aniversário do Coral em junho 2012
Mas mesmo reformado, o templo ainda é pequeno para o tamanho da Obra de Deus. Está sempre lotado para a adoração ao Senhor e sempre precisando de cadeiras nos corredores e em todo o espaço disponível para melhor acomodar os adoradores e visitantes.


Funcionam hoje no templo a Escola Dominical, o Círculo de Oração adulto e infantil, a Campanha Evangelizadora e seus diversos segmentos (discipulado, trânsito, infantil, missões, noturno etc), o Proati, a União de Adolescentes Kerigma, o Coral da Igreja, o Coro Jovem Amisadai, o Conjunto Musical Alfa, o Coral Masculino Ebenézer e o Conjunto Infantil Cordeirinhos de Cristo. Cooperam ainda a Banda Kades e uma orquestra e um quarteto estão em formação.

Foi muito famosa e concorrida a inesquecível Vigília dos Moços, que funcionou por quase 50 anos. Também são muito lembrados os Simpósios de Música e o Coral Infantil, que cantava a quatro vozes sob a regência do irmão Wenceslau.

Pode-se dizer sem bairrismo ou ufanismo que o mundo inteiro têm sido diretamente abençoados através do trabalho realizado nesse local afastado do centro da cidade, mas bem pertinho dos planos de Deus! Além dos trabalhos iniciados aqui (Círculo de Oração, Campanha Evangelizadora) daqui têm sido levantados para o Trabalho do Senhor vários pastores, missionários, dirigentes e obreiros diversos para a Obra do Senhor em todos os recantos do Brasil e do mundo;

Templo após a última reforma - Foto de 2011
Grandes servos de Deus de hoje e de sempre, nasceram aqui ou cooperaram nesta Congregação e daqui saíram para entrarem na história de nossa Igreja, como por exemplo o Pr José Rosa (por algum tempo Pastor Presidente em Pernambuco), Pr Dário Tavares, Pr Rodolfo de Oliveira, Pr Severino Almeida (cantou no coral), Pr José Herculano, Pr Tiago, Pr Salatiel Rosa, Pr José Pereira da Silva, Pr João Flórido da Paixão, Pr Paulo Pereira, Pr Antonio Luiz, Ev Manoel de Freitas, Ev Edjael Moraes, Pr Eduardo Assunção, Pb José Nunes, Pb Antonio Marques, Ev Pedro Belizário, Pb João de Freitas, Pb Manoel de Lima, Pb Joel Souza, Ev Jaílson Carneiro, Pr Albérico Inácio, Missionários Hélio Ribeiro, Waldemir Farias e tantos outros numa infindável lista que continuam servindo ao Senhor, aqui e além, ou que já partiram para a Glória Celeste.

Para nossa alegria alguns crentes antigos continuam entre nós e juntos caminhamos para a Canaã Celeste e enquanto não chega o dia, vamos alargando nossas fronteiras, dedicando o nosso melhor cooperando com o Reino de Deus!

Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Casa Amarela - Área 31
Rua Conselheiro Ribas, 20, esquina com a Rua Pe Lemos
Recife/PE

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails